Publicado por: jacquesribemboim | março 27, 2014

dados biográficos

Email: jacquesribemboim@hotmail.com

Jacques Ribemboim é professor e escritor pernambucano. Nascido no Recife, é formado pela Universidade Federal de Pernambuco em Engenharia Mecânica e Economia, com pós-graduação em Engenharia de Petróleo na Petrobrás, empresa onde trabalhou por doze anos. Possui os graus de Mestre em Economia Ambiental pela University of London e de Doutor em Economia pela UFPE. Realizou pos-doutorado na Université de Grenoble Alpes, na França. Atualmente é professor Titular da Universidade Federal Rural de Pernambuco e professor convidado do Brooklyn College de Nova York e do Instituto de Estudos Políticos de Grenoble. É membro do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano e da Academia Pernambucana de Letras. Na política, é filiado ao Partido Verde, desde 2002 e concorreu ao cargo de vice-prefeito do Recife nas eleições de 2016.

jacques ribemboimPossui experiência em gestão de empresas, havendo trabalhado na Petrobras como engenheiro de petróleo entre os anos de 1983 e 2000, ocupando a chefia de campos de produção terrestres no Rio Grande do Norte. Ocupou os cargos de Chefe do Setor de Inspeção de Equipamentos e Gerente de Manutenção e Operações do Terminal Marítimo de Derivados de Petróleo em Pernambuco, em Suape, litoral sul do Recife. Dentre suas áreas de especialização, no âmbito da engenharia de petróleo, estão: fluxo multifásico em meio poroso, métodos de elevação artificial, avaliação do nível dinâmico de poços e inspeção de tanques e gasodutos.

Como professor, iniciou com aulas particulares no ano de 1979. A partir de 1981, passou a lecionaras disciplinas de Física, Química e Matemática em escolas do Recife, tais como União Colégio e Curso; Colégio Contato, Colégio Esuda e Centro de Pré-vestibulares – Cepreve.

A partir de 1998, passou a se dedicar ao ensino superior e à pós-graduação, lecionando na Faculdade de Marketing do Recife, na Universidade Federal de Pernambuco, na Universidade Federal Rural de Pernambuco e na Universidade de Pernambuco (FCAP e Poli), responsável pelas disciplinas de Econometria, Teoria Econômica, Matemática Financeira, Teoria do Comércio Internacional, Economia Pesqueira, Economia Rural, Agronegócio, Economia Ambiental, Formação Econômica do Nordeste e História do Pensamento Econômico.

Sua produção literária e científica reúne vinte e um livros, além de centenas de ensaios, crônicas, contos, entrevistas e artigos publicados em revistas técnicas ou jornais, abordando temas nas áreas de economia, meio ambiente, judaísmo, política, cultura regional e história de Pernambuco.

Nascido no Recife, Jacques passou períodos residindo em Salvador, Natal, Londres, Nova York, Telavive, Grenoble e Brasília. Nessa última, enquanto exercia a função de Assessor Especial do Ministro do Meio Ambiente e membro da Comissão Nacional de População e Desenvolvimento da Presidência da República. Em 1997, foi o relator das Nações Unidas na Comissão de Desenvolvimento Sustentável, na cidade de Seul, Coreia do Sul.

De volta ao Recife, ao final do século passado, dedicou-se ao ativismo socioambiental e cultural, fundando a ONG Civitate – Recuperando Espaços Urbanos, objetivando a melhoria da qualidade ambiental dos bairros centrais do Recife e a difusão da cultura pernambucana. Na área de difusão literária, coordena o Movimento em Defesa do Livro e do Autor Pernambucanos, iniciado em 2002.

Como membro da comunidade judaica do Recife, Jacques Ribemboim ocupa a diretoria da Synagoga Israelita do Recife, fundada em 1927.

É casado com Maria Helena Urbano Ribemboim e pai de Clarice (23) e Bernardo (21).

___

Na foto abaixo, durante a posse como membro da Academia Pernambucana de Letras, em 2022, recebendo o diploma das mãos do presidente, escritor e professor Lourival Holanda.

_MG_4250

Veja a seguir o filme (4 minutos) sobre o livro de Jacques Ribemboim, intitulado “Um Forte sobre as Águas”, descrevendo a história do Forte do Picão, hoje em ruínas, monumento que consta nos brasões de Pernambuco e do Recife. Produção Rede Globo/NE.

_____

Assista abaixo ao filme (7 minutos) da entrevista concedida à atriz Fabiana Pirro, com Jacques Ribemboim, candidato a vice-prefeito do Recife pelo Partido Verde, eleições municipais de 2016: clique aqui

entrevista-de-jacques-ribemboim-para-fabiana-pirro

2016: Agora é para valer! Após uma espera de trinta anos, o PV lança no Recife candidaturas próprias a prefeito (Carlos Augusto Costa) e vice-prefeito (Jacques Ribemboim)! Na foto, Jacques (à esquerda), Carlos Augusto (centro), Juliana Lins e Eduardo Jorge (à direita), candidato à presidência da República.

Convencao76a.jpg


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: