Publicado por: jacquesribemboim | março 27, 2014

dados biográficos

Rede Globo/NE, acerca do Forte do Picão, que consta nos brasões de Pernambuco e do Recife, objeto do meu livro recente:

 

Assista filme (7 minutos) sobre Jacques Ribemboim, como candidato a vice-prefeito do Recife, pelo Partido Verde: clique em biografia de jacques https://www.youtube.com/watch?v=h4muspMcCSY

entrevista-de-jacques-ribemboim-para-fabiana-pirro

Agora é para valer! Após uma espera de trinta anos, o PV lança no Recife candidaturas próprias a prefeito (Carlos Augusto Costa) e vice-prefeito (Jacques Ribemboim)!

Convencao76a.jpg

Chapa puro-sangue, ou melhor, puro-verde!

jacques ribemboimDados biográficos:

Email: jacquesribemboim@hotmail.com

Economista, engenheiro mecânico, engenheiro de petróleo, professor, consultor e escritor, Jacques Ribemboim é Mestre e Doutor em Economia.

Sua experiência em gestão, começou na Petrobras, onde ingressou por concurso público, na função de engenheiro de produção,em 1983, atuando como chefe de campos petrolíferos no Rio Grande do Norte. Anos depois, ocupou a chefia do Setor de Manutenção e Operações do Gasoduto do Nordeste e do Terminal Marítimo de Suape. Ainda na Petrobras, tornou-se especialista em fluxo multifásico em meio poroso, métodos de elevação artificial e aferição do nível dinâmico dos poços.

Como professor, iniciou carreira aos 19 anos, lecionando física, química e matemática em escolas do Recife, tais como União Colégio e Curso, Contato, Cepreve e Esuda. A partir de 1998, passa a se dedicar ao ensino superior e de pós-graduação, na UFPE, UFRPE, FAMA, FCAP e POLI/UPE, nas disciplinas de Econometria, Teoria Econômica, Matemática Financeira, Comércio Internacional, Economia Pesqueira, Economia Ambiental, Formação Econômica do Nordeste e História do Pensamento. Também atuou como professor convidado na Universidade de Vigo, na Galícia; e no Instituto de Ciências Políticas de Grenoble, na França.

Sua produção literária e científica reúne diversos livros e algumas centenas de ensaios, crônicas, contos, entrevistas e artigos em revistas técnicas ou jornais de grande circulação, em temas de economia, meio ambiente, judaísmo, política, cultura regional e história de Pernambuco (para acessar a lista de livros e artigos, ver índice no cabeçalho).

Nascido no Recife, Jacques trabalhou e residiu em cidades como Londres, Salvador, Tel Aviv, Natal, Brasília e Grenoble. Na capital federal, exerceu a função de Assessor Especial do Ministro do Meio Ambiente e integrou a Comissão Nacional de População e Desenvolvimento, ligada à Presidência da República.

De volta à terra natal, passou a se dedicar ao ativismo socioambiental e cultural, fundando a ONG Civitate, que tem como objetivo a melhoria da qualidade ambiental urbana do Recife, com foco nos bairros do centro da cidade.

Jacques é sócio efetivo do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano; diretor da Synagoga Israelita do Recife e coordenador do Movimento em Defesa do Livro e do Autor Pernambucanos.

Casado com Maria Helena Urbano Ribemboim, têm dois filhos, Clarice (17) e Bernardo (15).


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: