Publicado por: jacquesribemboim | março 27, 2014

dados biográficos

jacques ribemboimDados biográficos:

Email: jacquesribemboim@hotmail.com

Economista, engenheiro mecânico, engenheiro de petróleo, professor, consultor e escritor, Jacques Ribemboim é Mestre e Doutor em Economia, professor associado da UFRPE, e professor convidado da City University of New York, e do Institute d’Etudes Politiques – Université de Grenoble, França.

Possui experiência em gestão adquirida na Petrobras, onde ingressou por concurso público, na função de engenheiro de produção de petróleo e gás, em 1983, atuando como chefe de campos petrolíferos no Rio Grande do Norte. Anos depois, ocupou a chefia do Setor de Inspeção de Equipamentos e de Gerente de Manutenção e Operações do Gasoduto do Nordeste e do Terminal Marítimo de Suape. Ainda na Petrobras, tornou-se técnico especializado em fluxo multifásico em meio poroso, métodos de elevação artificial e nível dinâmico de poços.

Como professor, iniciou carreira aos 20 anos, lecionando física, química e matemática em escolas do Recife, tais como União Colégio e Curso, Contato, Cepreve e Esuda. A partir de 1998, passa a se dedicar ao ensino superior e de pós-graduação, na UFPE, UFRPE, FAMA, FCAP e POLI/UPE, nas disciplinas de Econometria, Teoria Econômica, Matemática Financeira, Comércio Internacional, Economia Pesqueira, Economia Ambiental, Formação Econômica do Nordeste e História do Pensamento Econômico.

Sua produção literária e científica reúne diversos livros e algumas centenas de ensaios, crônicas, contos, entrevistas e artigos em revistas técnicas ou jornais de grande circulação, em temas de economia, meio ambiente, judaísmo, política, cultura regional e história de Pernambuco.

Nascido no Recife, Jacques trabalhou e residiu em cidades como Londres, Nova York, Tel Aviv, Grenoble, Salvador, Natal e Brasília. Na capital federal, exerceu a função de Assessor Especial do Ministro do Meio Ambiente e integrou a Comissão Nacional de População e Desenvolvimento, ligada à Presidência da República.

De volta à terra natal, dedicou-se ao ativismo socioambiental e cultural, fundando a Civitate, em 2002, uma ONG que tem como objetivo a melhoria da qualidade ambiental urbana do Recife, com foco nos bairros do centro da cidade.

Jacques é sócio efetivo do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano; membro da União Brasileira de Escritores e sócio correspondente da Academia Carioca de Letras; diretor da Synagoga Israelita do Recife e coordenador do Movimento em Defesa do Livro e do Autor Pernambucanos.

Casado com Maria Helena Urbano Ribemboim, têm dois filhos, Clarice (19) e Bernardo (17). Nas eleições municipais de 2016, candidatou-se a vice-prefeito da Cidade do Recife, pelo Partido Verde, mas os resultados não foram os esperados, obtendo 0,62% dos votos.

___

Veja o filme (4 minutos) sobre o último livro lançado por Jacques Ribemboim, intitulado Um Forte sobre as Águas, acerca do Forte do Picão, que consta nos brasões de Pernambuco e do Recife. Produção Rede Globo/NE.

_____

Assista ao filme de sete minutos, com a entrevista de Fabiana Pirro com Jacques Ribemboim, candidato a vice-prefeito do Recife, pelo Partido Verde, nas eleições municipais de 2016: clique aqui

entrevista-de-jacques-ribemboim-para-fabiana-pirro

2016: Agora é para valer! Após uma espera de trinta anos, o PV lança no Recife candidaturas próprias a prefeito (Carlos Augusto Costa) e vice-prefeito (Jacques Ribemboim)!

Convencao76a.jpg

Chapa puro-sangue, ou melhor, puro-verde!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: